buscar
´

China inaugura aeroporto gigantesco e lindo

O aeroporto que se assemelha a uma estrela do mar, desenhado por Zaha Hadid, foi inaugurado dia 25 de setembro de 2019.

Viagem
1 mês atrás
China inaugura aeroporto gigantesco e lindo
Nord794ub / Wikimedia

O Beijing Daxing International Airport tem o tamanho equivalente a 98 campos de futebol.

Grande realização

O presidente chinês, Xi Jinping, realizou a inauguração do maior aeroporto do mundo, cuja construção começou em 2015. A abertura coincide com o 70º aniversário da fundação da República Popular da China, em 1º de outubro. Na inauguração o aeroporto recebeu o primeiro voo da China Southern Airlines, realizado no maior avião do mundo, Airbus A380.

O espaço reservado para a inspeção de imigração foi o local da cerimônia de abertura da PKX, onde o presidente Xi Jinping declarou o aeroporto aberto (foto: N509FZ / wikimedia)
O espaço reservado para a inspeção de imigração foi o local da cerimônia de abertura da PKX, onde o presidente Xi Jinping declarou o aeroporto aberto (foto: N509FZ / wikimedia)

Daxing foi saudado pelas autoridades chinesas como “uma nova fonte poderosa de desenvolvimento nacional”, durante a cerimônia de inauguração.

A operação do primeiro dia da PKX foi atendida exclusivamente pela China United Airlines (foto: N509FZ / Wikimedia)
A operação do primeiro dia da PKX foi atendida exclusivamente pela China United Airlines (foto: N509FZ / Wikimedia)

O maior do mundo

O Beijing Daxing International Airport fica localizado em Pequim, capital da China, a 46 quilômetros ao sul da Praça da Paz Celestial, também conhecida como Praça Tiananmen, o novo aeroporto visa desafogar aeroporto internacional da capital chinesa e pode vir a receber 100 milhões de passageiros por ano. A previsão é que o novo aeroporto alcance sua capacidade total só em 2040.

Interior do Beijing Daxing International Airport (N509FZ / wikimedia)
Interior do Beijing Daxing International Airport (N509FZ / wikimedia)

Estrutura

O gigantesco aeroporto foi desenhado por Zaha Hadid, arquiteta iraquiana-britânica, a primeira mulher a receber o prêmio Pritzker (conhecido como o Nobel da arquitetura), Hadid faleceu em 2016.

Beijing Daxing International Airport
Beijing Daxing International Airport

O aeroporto esbanja fluidez e dinâmica, com curvas e diversas janelas pelo local, o sistema de iluminação do empreendimento é único, ele foi projetado para aproveitar a luz natural, e por isso conta com apenas 3 mil luzes instaladas, 17 mil a menos que o aeroporto da Capital de Pequim.

Localização do aeroporto na China
Localização do aeroporto na China

O terminal possui 700 mil m², com oito pistas de pouso e decolagem e cinco andares, sendo dois andares dedicados exclusivamente para embarque (divididos em nacional e internacional) e dois para desembarque, o último andar conta com plataforma de trem e metrô, justamente para compensar a distância de 58 quilômetros até o centro de Pequim, percurso que leva entorno 19 minutos ao preço de € 4.40.

Apesar do tamanho extraordinário, os portões de embarque ficam a 6 minutos andando a partir do raio-x. Além disso, o mais surpreendente de lá é o atendimento do terminal que é feito por robôs, que orientam os passageiros.

A construção foi apelidada de estrela do mar por conta da cor laranja da cobertura e de suas cinco compridas alas que convergem para um saguão central. O investimento total da obra gira em torno de 400 bilhões de yuans (cerca de 234 bilhões de reais).

Tanto as companhias aéreas estrangeiras como as nacionais têm planos de transferir as suas operações para o novo terminal. As empresas British Airways (Reino Unido), Cathay Pacific (Hong Kong) e Finnair (Finlândia) já anunciaram novas rotas para explorar o potencial do mais novo hub (centro de distribuição de voos) da China.

O Daxing Airport Express do metrô de Pequim conecta o aeroporto à área urbana de Pequim e começou a operar em 26 de setembro de 2019.

Plataforma da estação de metrô (foto: BoyuZhang1998 / wikimedia)
Plataforma da estação de metrô (foto: BoyuZhang1998 / wikimedia)

A linha liga a estação Caoqiao na linha 10 ao aeroporto. Inicialmente, apenas o segmento Caoqiao-para-aeroporto foi aberto, com uma extensão do norte para o Distrito Comercial de Lize programada para começar a construção no segundo semestre de 2019 e terminar em 2021. Uma extensão do sul da linha, também conhecida como Xiong’an para O Daxing Airport Express [zh] (ou Linha R1 do Xiong’an Rail Transit), do aeroporto de Daxing à estação ferroviária de Xiong’an West também começará a ser construído em 2019.

No planejamento de longo prazo do metrô de Pequim, a linha 20 (linha R4) do metrô de Beijing está prevista para terminar no novo aeroporto.

*Com informações da Vogue, Wiki, BBC e scmp.

O que fazer no Rio de Janeiro
Ah, o Rio de Janeiro! A cidade que já foi a segunda capital do Brasil é reconhecida em todo o mundo por suas belezas que rodeiam a cidade, sejam elas naturais quanto...
Porque as viagens de avião têm turbulência
Viajar é uma das melhores coisas do mundo. Há quem goste e também há que tenha medo de andar de avião, mas todos tem que concordar que esse é o método mais rápido e seguro...
Minas Gerais: Folia de Reis é declarada patrimônio cultural imaterial
Minas Gerais é um dos estados onde a Folia de Reis mais se faz presente, resguardando uma tradição de aproximadamente 300 anos. Em janeiro de 2017 o Conselho Estadual de...
Mapa turístico de Salvador na Bahia
O estado da Bahia é sem sombra de dúvidas um dos mais procurados pelos turistas quando o assunto é passeio pelo Brasil. Tanto os visitantes estrangeiros quanto os brasileiros...
Cataratas do Iguaçu celebra mais um ano como uma das Maravilhas da Natureza
O Brasil tem um espaço muito especial em Foz do Iguaçu, um verdadeiro ponto turístico onde qualquer viajante se sente admirado pela força da natureza, estou falando das...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...