buscar
´

Conheça os destinos selvagens do Amazonas

Uma área de 1,6 milhão de quilômetros quadrados. Dentro do estado do Amazonas, que preserva 98% de sua cobertura florestal e um dos maiores mananciais de água doce do planeta. No entanto, a região tem uma das menores densidades demográficas do Brasil: apenas 2,23 habitantes por Km² (a maior concentração populacional é na capital Manaus, com mais de 2,5 milhões de habitantes). Se fosse um país, o Amazonas seria o 16º maior do mundo em área territorial.

Viagem
1 mês atrás
Conheça os destinos selvagens do Amazonas

Não confunda Amazonas com Amazônia. A denominada Amazônia Legal envolve nove estados brasileiros pertencentes à Bacia do Rio Amazonas e onde há vegetação da Floresta Amazônica. Além do estado do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, Pará, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.

O Amazonas tem riquezas ambientais únicas no mundo e espera por você com aventuras para viver e guardar para sempre.

1. Parque Nacional da Neblina

Robson Esteves Czaban / Wikimeda
Robson Esteves Czaban / Wikimeda

É uma área de preservação ambiental, próxima da fronteira com a Venezuela. Além do Pico da Neblina, com 2.992 m de altitude, há o Pico 31 de Março, com 2.972 m. Lá estão a sede do Instituto Chico Mendes (um ambientalista que foi símbolo da luta pelos direitos dos seringueiros da região) e 46 comunidades indígenas. Lar de animais em extinção, um deles é a onça-pintada, no Parque Nacional da Neblina você poderá percorrer trilhas, praticar montanhismo, ou simplesmente contemplar a natureza.

2. Cachoeira da Onça

Conhecida como a “Terra das Cachoeiras”, a cidade de Presidente Figueiredo fica a 107 km de Manaus. Aventura de sobra em 159 cachoeiras, 49 catalogadas, nove cavernas e grutas e sete corredeiras. Por unir lazer com conscientização ambiental, a que mais se destaca é a Cachoeira da Onça, uma ótima opção de ecoturismo. Vá e confira a biodiversidade local formada por uma infinidade de plantas, pássaros e outros animais, além de formações rochosas de milhões de anos.

3. Parque Nacional de Anavilhanas

Andre  Zumak / Flickr
Andre Zumak / Flickr

Margeado pelo Rio Negro é um arquipélago com cerca de 400 ilhas. Dependendo do período do ano é possível navegar pelos canais que cruzam a região, curtir as praias e fazer trilhas repletas de seringueiras e orquídeas. Nos passeios de barco você verá jacarés, tamanduás, antas e belas aves. A melhor época para ir é entre setembro e janeiro porque com a vazante do Rio Negro surgem as praias de areia branca contornando algumas das ilhas.

4. Safári na selva

sandy marie / Flickr
sandy marie / Flickr

É um roteiro de apenas um dia, mas proporciona uma experiência inesquecível ao conhecer a Floresta Amazônica com visita às tribos indígenas, um almoço no Parque Ecológico do Januari e a maravilha que é nadar com botos.

5. Pesca de piranhas e focagem de jacarés

Pesca de piranhas e focagem de jacarés
Pesca de piranhas e focagem de jacarés

Seja em um cruzeiro no luxuoso navio Iberostar Grand Amazon ou em uma embarcação de menor porte, cruzar o Rio Negro e o Rio Solimões deve estar no seu roteiro. Com o acompanhamento de guias, de manhã ou à tarde, a pesca de piranhas – o caldo é uma delícia – e à noite, a focagem de jacarés. Os guias utilizam lanternas bem fortes para mostrar os jacarés nadando ou às margens onde também se avistam cobras e pássaros nas árvores. Mas o melhor é que mergulhadores capturam filhotes para que os turistas segurem. Coragem! Suas fotos vão ter milhares de curtidas no Facebook e Instagram.

6. Rapel e tirolesa em Presidente Figueiredo

Yamil Gonzales / Flickr
Yamil Gonzales / Flickr

A mesma cidade que é considerada a “Terra das Cachoeiras” também é o paraíso dos praticantes de rapel e tirolesa. Outro esporte de aventura muito praticado na região é o Caving, a exploração de cavernas. Em Presidente Figueiredo, o caving acontece na Caverna Refúgio do Maroaga – que tem uma cachoeira na entrada – e na Gruta da Judeia.

7. Trilha e caiaque no Rio Urubu

Troop 48 - Medford Lakes, NJ / Flickr
Troop 48 – Medford Lakes, NJ / Flickr

O Rio Urubu começa em Presidente Figueiredo e termina ao se encontrar com o Rio Amazonas. Suas águas escuras, que ficam avermelhadas quando iluminadas pelo sol, têm corredeiras com baixo grau de dificuldade, boas para quem está iniciando no caiaque. Às margens, existem várias trilhas pela floresta para relaxar e conhecer de perto a exuberância natural da região.

8. Escalada de árvores

henskechristine / Flickr
henskechristine / Flickr

A empresa Tropicall Tree Climbing é especializada em escalada de árvores, como a samaúma de 30 metros de altura, e expedições fotográficas. Tem instrutores experientes e equipamentos de segurança para proporcionar a você uma experiência que mistura adrenalina à paixão pela natureza. Ah, e você também poderá passar a noite dormindo em redes nas árvores.

9. Bosque da Ciência

Hudsӧn / Flickr
Hudsӧn / Flickr

Inaugurado em 1995, o Bosque da Ciência é uma área de aproximadamente 13 hectares de floresta nativa, com trilhas, lagos e muitos bichos para observar. Tudo isso na zona urbana de Manaus. Lá estão animais ameaçados de extinção, como o peixe-boi e a ariranha. É um ótimo passeio para fazer em família.

10. Stand up paddle no Rio Tarumã

O stand up paddle é um esporte para qualquer pessoa mesmo sem o preparo físico dos atletas. O Rio Tarumã, afluente do Rio Negro, tem águas calmas que permitem a prática, interagindo com a floresta. Aproveite essa sensação maravilhosa de liberdade e respeito à biodiversidade da região.

Mapa turístico de Salvador na Bahia
O estado da Bahia é sem sombra de dúvidas um dos mais procurados pelos turistas quando o assunto é passeio pelo Brasil. Tanto os visitantes estrangeiros quanto os brasileiros...
Cataratas do Iguaçu celebra mais um ano como uma das Maravilhas da Natureza
O Brasil tem um espaço muito especial em Foz do Iguaçu, um verdadeiro ponto turístico onde qualquer viajante se sente admirado pela força da natureza, estou falando das...
Pontos turísticos de Florianópolis
A região sul brasileira é extremamente conhecida pelo seu clima mais frio, pontos turísticos belíssimos, gastronomia diferenciada, belas praias e pela belíssima arquitetura...
China inaugura aeroporto gigantesco e lindo
O aeroporto que se assemelha a uma estrela do mar, desenhado por Zaha Hadid, foi inaugurado dia 25 de setembro de 2019. O Beijing Daxing International Airport tem o tamanho...
As belezas de Foz do Iguaçu
O Brasil está repleto de belezas naturais espalhadas pelas suas terras. Mas sem sombra de dúvidas as atrações aquáticas (seja por mar ou por rios) são as mais procuradas por...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...