buscar

Macuco Safári, um passeio radical em Foz do Iguaçu

Podemos dizer que o Macuco Safári, além de famoso é um dos de passagem obrigatória para suas recordações. O investimento não chega a ser dos mais acessíveis, mas é imprescindível que esteja entre seus itens: realizados!

Viagem
4 semanas atrás
Macuco Safári, um passeio radical em Foz do Iguaçu

É um passeios realmente imperdível para quem vai para Foz do Iguaçu. Toda a mágica acontece dentro do Parque Nacional do Iguaçu. A entrada está 7 km do Centro de Visitantes das Cataratas do Iguaçu, e de maneira moderada, sua adrenalina é convidativa com o contato íntimo com a natureza. O som dos pássaros em conjunto com toda aquela água compostos por uma vegetação tão rica que você pode entrar no clima e se sentir o próprio caçador de aventuras.

Para subir o rio é preciso o uso de barcos preparados para banhá-los nas famosas águas das Cataratas do Iguaçu, tudo com bastante segurança.

Quando estive na minha vez, foi bem divertido, apesar do dia estar fechado e chuvoso, mesmo assim não atrapalhou não, afinal tínhamos a certeza de que sairíamos molhados mesmo, de um jeito ou de outro. Então, foi pura diversão. Tive que comprar as fotos!

Como é que funciona o passeio do Macuco Safari?

O safari é iniciado sobre uma espécie de trenzinho elétrico e tem uma distância aproximada de 3 km. O instrutor acompanha desde o início e eles são bem divertidos. Durante a jornada espécies raras de árvores e outros tipos de vegetação são mostradas, com sorte, poderá dar de cara com animais locais – inclusive a onça pintada.
– Cuidado! Disse o instrutor.
– Seja maior que ela, não corra, mantenha-se de frente com braços e pernas abertos e grandes, não a enfrente, nem olhe diretamente, não faça movimentos bruscos. Ele continuou!

Isso, já na parte em que caminhamos por dentro da mata repleta de orquídeas, árvores centenárias, palmitos, bromélias, além dos animais silvestres, que de vez em quando atravessam a trilha, animando ainda mais o passeio, tudo em aproximadamente 500 metros até o acesso aos super barcos. É uma caminhada bastante interessante, muito gostosa e por uma passarela de madeira. Cuidado novamente! Ela pode estar lisa.

Há escadas, uma espécie de arborismo moderado ou pode ser uma plataforma feita toda de madeira que define o caminho a ser percorrido, há tirolesa – bem íngreme na cachoeira batizada de Salto Macuco, no dia que fomos não havia possibilidades de ir por conta dos efeitos da chuva anterior, acabaram nos devolvendo o dinheiro, uma pena – seria mais uma experiência inesquecível. Ao final do passeio é possível fazer uma tirolesa, muito moderada mesmo, fomos em 5 pessoas apenas. Mas foi uma experiência única estar no rio que divide dois países, sensacional imaginar que alguns metros dali ‘uma’ das maiores cachoeiras do mundo escorria suas águas. Imagina?

No passeio de barco, o parque disponibiliza barcos infláveis, seguros e eficientes, fabricados de acordo com as necessidades do percurso, é necessário pegar uma fila e descer pelos elevadores com todos os tipos de pessoas do mundo todo, são muitas culturas e línguas diferentes. Ao embarcar no elevador, eles recitam os termos de segurança na língua portuguesa, na inglesa e espanhola. As boias de acesso são daquelas que viram passarela, apesar de seguras, instáveis, uma diversão em busca de equilíbrio. Depois disso, é só embarcar e se divertir debaixo das águas das cataratas, isso mesmo: em baixo. Preparados para um banho atravessando atravessando o cânion? Nem coloque a capa de chuva, você vira um saco molhado por dentro e por fora. Se molhe – vale a pena!

Macuco Safári em Foz do Iguaçu (Foto: Arquivo Pessoal)
Macuco Safári em Foz do Iguaçu (Foto: Arquivo Pessoal)

Com segurança, os pilotos dos barcos são especializados em fazer aquelas manobras radicais pelo Rio Iguaçu banhando os passageiros pelas cataratas. São muitas sensações, as imagens tornam-se inesquecíveis, um passeio para todas as idades. E, claro, a experiência conta com atenção a sustentabilidade para minimizar os impactos sobre a natureza. Há uma unidade dentro do parque que é tombada pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade. Então é coisa séria! Além de ser certificada pelo Governo Brasileiro com o Turismo de Aventura – Sistema de Gestão de Segurança – NBR 1533, garantindo o comprometimento com a segurança individual dos visitantes.

É muita neblina e muita água em profusão que complementam o show que a natureza é capaz de nos oferecer, um verdadeiro espetáculo natural com seu ponto alto nos saltos batizados “Três Mosqueteiros”. O piloto da embarcação se aproxima e molha rápida e divertidamente o banhão. Eis que estará libertado depois de sentir aquelas águas frias tirando todo o que foi ruim de dentro de você. Como se desse para literalmente lavar a alma e se sair completamente renovado.

Se você gostou do passeio e quer fazer o seu, tem uma dica boa: os calçados e as roupas devem ser confortáveis, há loja de lembrancinhas, mas poucas opções para comer e beber – o que tem é caro! Então vale a pena levar água e se ficar molhado pode ser um problema, leve consigo roupas secas e uma toalhinha.

Informações técnicas do passeio Macuco Safari

Macuco Safari

Capacidade dos barcos: 23 a 25 pessoas
Atendimento: diariamente (inclusive Domingos e Feriados)
Horário: 9h00 às 17h30 – Saída a cada 15 minutos.

Macuco Safari + Rafting

O Rafting é um espote radical, ele desce a correnteza com bote inflável, ocupantes e pás. Ele acontece pelas corredeiras do Rio Iguaçu comas águas das cachoeiras. Após o passeio com o banho, os aspirantes a atleta desembarcam no cais do Rafting, no meio do rio, receberão as instruções e conduzidos a brincadeira junto ao instrutor de atividades de aventura. Há um pequeno treinamento já na embarcação, em seguida a descida é iniciada pelas corredeiras em busca de muita diversão. Há um trecho de águas brandas durante o percurso do rio convidativo ao mergulho autorizado e, segurando a corda guia.

Rafting em Foz do Iguaçu (Foto: Arquivo Pessoal)
Rafting em Foz do Iguaçu (Foto: Arquivo Pessoal)

Macuco Selva ou Tradicional + Cachoeirismo

O Cachoeirismo é a descida de rapel de 20 metros nas águas do Salto Macuco, para quem quiser o passeio pode escolher o Macuco Tradicional + Cachoeirismo (incluso passeio de barco) ou Macuco Selva + Cachoeirismo (sem passeio no barco).

O ingresso do Parque Nacional do Iguaçu não está incluso, é válido apenas para o passeio do Macuco escolhido. A idade mínima para realização do rafting e cachoeirismo é 14 anos.

Ponto de apoio ao término do passeio

Quando acabar o passeio, subirá os elevadores já citados e há banheiros, uma lanchonete, uma loja e uma super vista privilegiada as margens do Rio Iguaçu. Vale incluir na bolsa repelentes e protetor solar.

Sobre o Macuco na reserva

O Macuco Safári está em atividade há mais de 30 anos e está situado dentro do Parque Nacional do Iguaçu. Recebendo gente dos quatro cantos do mundo, que vem certificar-se da beleza, graciosidade, força e superioridade da natureza sobre a humanidade. Para quem curte sentir de perto a força da natureza e sua magia através da água e gravidade, onde aventura, emoção e segurança se completam.

O espaço Macuco Safari está localizado dentro de uma unidade de conservação tombada pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade, o Parque Nacional do Iguaçu- ICMBIO, o que reflete ainda mais responsabilidade e cuidado com o meio ambiente. Sempre em busca da minimização dos impactos à natureza, com compromisso e responsabilidade socioambiental constante. Oficialmente sob concessão do Governo Brasileiro desde 2000, eles afirmam ter certificação em Turismo de Aventura – Sistema de Gestão de Segurança – NBR 15331, emitida pela ABNT (Associação Brasileiras de Normas e Técnicas). O Macuco Safári também garante o acesso ao passeio com estruturas adaptadas aos visitantes portadores de deficiência, em especial aos cadeirantes. Muito legal, recomendo a todos o passeio. É inesquecível até sem fotos!

Vale a pena comprar pacotes de viagens em agência de turismo?
Muitas pessoas se perguntam se vale a pena comprar pacotes de viagens e como fazê-lo de modo seguro e com economia. Trazemos algumas dicas simples mas que podem fazer bastante...
Conheça a maior roda-gigante da América Latina
O Rio de Janeiro já é famoso pelo turismo, do Cristo Redentor até as suas maravilhosas praias e agora será também o destino para quem quer visitar a maior roda-gigante da...
Conheça os destinos selvagens do Amazonas
Não confunda Amazonas com Amazônia. A denominada Amazônia Legal envolve nove estados brasileiros pertencentes à Bacia do Rio Amazonas e onde há vegetação da Floresta...
Passagens aéreas baratas: entenda o significado das empresas low cost no Brasil
A chegada das empresas aéreas low cost no País promete permitir mais viagens com passagens aéreas baratas. Esta prática que já bem conhecida em países desenvolvidos chega ao...
Brasil tem mais uma empresa aérea low cost
O Brasil tem mais uma empresa aérea low cost operando para o país. A companhia argentina Flybondi realizou seu voo inaugural nesta sexta-feira (11/10), saindo de Buenos Aires e...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...