buscar
´

Mapa turístico de Salvador na Bahia

O estado da Bahia é sem sombra de dúvidas um dos mais procurados pelos turistas quando o assunto é passeio pelo Brasil. Tanto os visitantes estrangeiros quanto os brasileiros vêm no estado nordestino uma excelente oportunidade para descansar em suas belas praias e desfrutar de uma culinária única.

Viagem
1 mês atrás
Mapa turístico de Salvador na Bahia
Manu Dias/AGECM

E quando falamos no estado nordestino, a primeira cidade que vem a cabeça é a capital Salvador. Conhecida por oferecer o melhor da Bahia, a cidade conta com diversos pontos turísticos interessantes e que, com toda certeza, valem ser visitados ao menos uma vez na vida.

Sobre a cidade

A cidade de Salvador foi fundada em 1549, sendo assim uma das mais antigas de todo o país. Também é muito lembrada por ter sido a primeira capital oficial do Brasil assim que os portugueses desembarcaram por aqui.

"Planta da restituição da Bahia" (João Teixeira Albernaz, o velho, 1631): em primeiro plano a Armada Espanhola contra os invasores da Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais
“Planta da restituição da Bahia” (João Teixeira Albernaz, o velho, 1631): em primeiro plano a Armada Espanhola contra os invasores da Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais

Atualmente, a Capital da Alegria conta com cerca de 2.883.682 habitantes em 692,818 quilômetros quadrados de área, sendo o município mais populoso de todo o nordeste e o terceiro mais populoso do Brasil. Além disso, também é a nona maior cidade da américa latina, perdendo apenas para São Paulo, Cidade do México, Buenos Aires, Lima, Bogotá, Rio de Janeiro, Santiago e Brasília.

Salvador (foto: Avinash Achar / Wikimedia)
Salvador (foto: Avinash Achar / Wikimedia)

Igreja do Rosário dos Pretos no Pelourinho (foto: Ciroamado / wikimedia)
Igreja do Rosário dos Pretos no Pelourinho (foto: Ciroamado / wikimedia)

Possui o maior PIB dentre os municípios nordestinos muito por conta de suas atividades industriais como o Porto de Salvador, várias empresas sediadas por lá e, além de tudo isso, um turismo fortíssimo.

Gastronomia

É simplesmente impossível ir até a Bahia e não experimentar a tradicional culinária baiana. Salvador é um reduto desta incrível gastronomia e com toda certeza você irá se apaixonar pela mesma.

É impossível pensar em alguma outro comida baiana antes que o Acarajé. Este bolinho de feijão fradinho frito em azeite de dendê e recheado com vatapá é marca registrada da Bahia. Para achar um acarajé inesquecível, você deverá ir até barracas de Dinha e de Regina (Largo de Santana, Rio Vermelho), de Cira (Largo de Itapuã, Itapuã, e Largo da Mariquita, Rio Vermelho) e de Sônia (Farol da Barra), e na padaria Perini. As barracas costumam abrir às 16h nos dias úteis e às 10h nos fins de semana.

Farol da barra (foto: Valdiney Pimenta / wikimedia)
Farol da barra (foto: Valdiney Pimenta / wikimedia)

Uma dica rápida sobre o Acarajé: Caso não esteja acostumado, peça sem pimenta! Lá eles levam realmente a sério e apimentam demais a comida, fazendo assim com que qualquer paladar que não esteja acostumado passe apuros.

Caso queira comer algum molusco tradicional dessa região, recomenda-se a Labreta, um dos moluscos bivalves mais graúdos e saborosos do país, encontrado tanto no litoral da Bahia como nas praias de Sergipe e Alagoas. Para achar uma Lambreta que valha a pena ser lembrada, procure o restaurante Don Papito.

Pontos turísticos: O que fazer em Salvador

Imagem da Ladeira da Montanha (esquerda) ao lado da Avenida Contorno (direita), evidenciando a escarpa que divide Salvador em Cidade Alta e Baixa (foto: Karla Vidal / Wikimedia)
Imagem da Ladeira da Montanha (esquerda) ao lado da Avenida Contorno (direita), evidenciando a escarpa que divide Salvador em Cidade Alta e Baixa (foto: Karla Vidal / Wikimedia)

  • Pelourinho
  • Mercado Modelo
  • Praia da Barra
  • Farol da Barra
  • Praia do Flamengo
  • Elevador Lacerda
  • Praia de Itapuã
  • Acarajé da Cira – o mais famoso de Salvador
  • Carnaval de Salvador
  • Igreja de Nosso Senhor do Bonfim
  • Arena Fonte Nova
  • Igreja de São Francisco
  • Bares do Rio Vermelho
  • Praia de Buraquinho
  • Morro do Cristo

Festa do Bonfim (foto: Adenilson Nunes/AGECOM / wikimedia)
Festa do Bonfim (foto: Adenilson Nunes/AGECOM / wikimedia)

Praias

Com tantos pontos turísticos a disposição, as praias acabam ficando preteridas as outras atrações que a cidade consegue oferecer. Mas nem por isso que as mesmas não são boas, muito pelo contrário, são belíssimas e com um grande aconchego.

Geralmente, as praias do Porto e o Farol da Barra são as mais badaladas com muitos frequentadores todos os dias. A praia do Buracão é onde o descanso prevalece e, caso procure algo mais distante do centro, existem as praias de Itapuã, Stella Maris e Flamengo, que geralmente lotam nos finais de semana.

Vista da cidade de Salvador a partir da Baía de Todos os Santos (foto: Avinash Achar / wikimedia)
Vista da cidade de Salvador a partir da Baía de Todos os Santos (foto: Avinash Achar / wikimedia)

O dia perfeito pelos pontos turísticos

Está encantado com a cidade, porém ainda não sabe o que fazer durante um dia inteiro por lá para ver os principais pontos turísticos? Fique tranquilo pois te damos uma ajuda de como ter um dia perfeito em Salvador.

Comece a manhã andando pelos corredores do Mercado Modelo, e suba pelo Elevador Lacerda (uma das marcas registradas da cidade) para encontrar a atração número um da cidade: o Pelourinho. Entre tantas igrejas e museus, reserve mais tempo para explorar todos os detalhes da Igreja e Convento de São Francisco, com altares forrados de ouro.

Elevador Lacerda (foto; Ciroamado / WIKIMEDIA)
Elevador Lacerda (foto; Ciroamado / WIKIMEDIA)

Uma boa pedida para o fim de tarde, o pôr do sol no Farol da Barra é um clássico da capital baiana. Com o dia já acabando, encerre com um jantar no Amado, que tem mesas com vista para a Baía de Todos os Santos.

O que fazer no Rio de Janeiro
Ah, o Rio de Janeiro! A cidade que já foi a segunda capital do Brasil é reconhecida em todo o mundo por suas belezas que rodeiam a cidade, sejam elas naturais quanto...
Porque as viagens de avião têm turbulência
Viajar é uma das melhores coisas do mundo. Há quem goste e também há que tenha medo de andar de avião, mas todos tem que concordar que esse é o método mais rápido e seguro...
Minas Gerais: Folia de Reis é declarada patrimônio cultural imaterial
Minas Gerais é um dos estados onde a Folia de Reis mais se faz presente, resguardando uma tradição de aproximadamente 300 anos. Em janeiro de 2017 o Conselho Estadual de...
Cataratas do Iguaçu celebra mais um ano como uma das Maravilhas da Natureza
O Brasil tem um espaço muito especial em Foz do Iguaçu, um verdadeiro ponto turístico onde qualquer viajante se sente admirado pela força da natureza, estou falando das...
Pontos turísticos de Florianópolis
A região sul brasileira é extremamente conhecida pelo seu clima mais frio, pontos turísticos belíssimos, gastronomia diferenciada, belas praias e pela belíssima arquitetura...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...