buscar
´

Mapa turístico de Salvador na Bahia

O estado da Bahia é sem sombra de dúvidas um dos mais procurados pelos turistas quando o assunto é passeio pelo Brasil. Tanto os visitantes estrangeiros quanto os brasileiros vêm no estado nordestino uma excelente oportunidade para descansar em suas belas praias e desfrutar de uma culinária única.

Viagem
9 meses atrás
Mapa turístico de Salvador na Bahia
Manu Dias/AGECM

E quando falamos no estado nordestino, a primeira cidade que vem a cabeça é a capital Salvador. Conhecida por oferecer o melhor da Bahia, a cidade conta com diversos pontos turísticos interessantes e que, com toda certeza, valem ser visitados ao menos uma vez na vida.

Sobre a cidade

A cidade de Salvador foi fundada em 1549, sendo assim uma das mais antigas de todo o país. Também é muito lembrada por ter sido a primeira capital oficial do Brasil assim que os portugueses desembarcaram por aqui.

"Planta da restituição da Bahia" (João Teixeira Albernaz, o velho, 1631): em primeiro plano a Armada Espanhola contra os invasores da Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais
“Planta da restituição da Bahia” (João Teixeira Albernaz, o velho, 1631): em primeiro plano a Armada Espanhola contra os invasores da Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais

Atualmente, a Capital da Alegria conta com cerca de 2.883.682 habitantes em 692,818 quilômetros quadrados de área, sendo o município mais populoso de todo o nordeste e o terceiro mais populoso do Brasil. Além disso, também é a nona maior cidade da américa latina, perdendo apenas para São Paulo, Cidade do México, Buenos Aires, Lima, Bogotá, Rio de Janeiro, Santiago e Brasília.

Salvador (foto: Avinash Achar / Wikimedia)
Salvador (foto: Avinash Achar / Wikimedia)

Igreja do Rosário dos Pretos no Pelourinho (foto: Ciroamado / wikimedia)
Igreja do Rosário dos Pretos no Pelourinho (foto: Ciroamado / wikimedia)

Possui o maior PIB dentre os municípios nordestinos muito por conta de suas atividades industriais como o Porto de Salvador, várias empresas sediadas por lá e, além de tudo isso, um turismo fortíssimo.

Gastronomia

É simplesmente impossível ir até a Bahia e não experimentar a tradicional culinária baiana. Salvador é um reduto desta incrível gastronomia e com toda certeza você irá se apaixonar pela mesma.

É impossível pensar em alguma outro comida baiana antes que o Acarajé. Este bolinho de feijão fradinho frito em azeite de dendê e recheado com vatapá é marca registrada da Bahia. Para achar um acarajé inesquecível, você deverá ir até barracas de Dinha e de Regina (Largo de Santana, Rio Vermelho), de Cira (Largo de Itapuã, Itapuã, e Largo da Mariquita, Rio Vermelho) e de Sônia (Farol da Barra), e na padaria Perini. As barracas costumam abrir às 16h nos dias úteis e às 10h nos fins de semana.

Farol da barra (foto: Valdiney Pimenta / wikimedia)
Farol da barra (foto: Valdiney Pimenta / wikimedia)

Uma dica rápida sobre o Acarajé: Caso não esteja acostumado, peça sem pimenta! Lá eles levam realmente a sério e apimentam demais a comida, fazendo assim com que qualquer paladar que não esteja acostumado passe apuros.

Caso queira comer algum molusco tradicional dessa região, recomenda-se a Labreta, um dos moluscos bivalves mais graúdos e saborosos do país, encontrado tanto no litoral da Bahia como nas praias de Sergipe e Alagoas. Para achar uma Lambreta que valha a pena ser lembrada, procure o restaurante Don Papito.

Pontos turísticos: O que fazer em Salvador

Imagem da Ladeira da Montanha (esquerda) ao lado da Avenida Contorno (direita), evidenciando a escarpa que divide Salvador em Cidade Alta e Baixa (foto: Karla Vidal / Wikimedia)
Imagem da Ladeira da Montanha (esquerda) ao lado da Avenida Contorno (direita), evidenciando a escarpa que divide Salvador em Cidade Alta e Baixa (foto: Karla Vidal / Wikimedia)

  • Pelourinho
  • Mercado Modelo
  • Praia da Barra
  • Farol da Barra
  • Praia do Flamengo
  • Elevador Lacerda
  • Praia de Itapuã
  • Acarajé da Cira – o mais famoso de Salvador
  • Carnaval de Salvador
  • Igreja de Nosso Senhor do Bonfim
  • Arena Fonte Nova
  • Igreja de São Francisco
  • Bares do Rio Vermelho
  • Praia de Buraquinho
  • Morro do Cristo

Festa do Bonfim (foto: Adenilson Nunes/AGECOM / wikimedia)
Festa do Bonfim (foto: Adenilson Nunes/AGECOM / wikimedia)

Praias

Com tantos pontos turísticos a disposição, as praias acabam ficando preteridas as outras atrações que a cidade consegue oferecer. Mas nem por isso que as mesmas não são boas, muito pelo contrário, são belíssimas e com um grande aconchego.

Geralmente, as praias do Porto e o Farol da Barra são as mais badaladas com muitos frequentadores todos os dias. A praia do Buracão é onde o descanso prevalece e, caso procure algo mais distante do centro, existem as praias de Itapuã, Stella Maris e Flamengo, que geralmente lotam nos finais de semana.

Vista da cidade de Salvador a partir da Baía de Todos os Santos (foto: Avinash Achar / wikimedia)
Vista da cidade de Salvador a partir da Baía de Todos os Santos (foto: Avinash Achar / wikimedia)

O dia perfeito pelos pontos turísticos

Está encantado com a cidade, porém ainda não sabe o que fazer durante um dia inteiro por lá para ver os principais pontos turísticos? Fique tranquilo pois te damos uma ajuda de como ter um dia perfeito em Salvador.

Comece a manhã andando pelos corredores do Mercado Modelo, e suba pelo Elevador Lacerda (uma das marcas registradas da cidade) para encontrar a atração número um da cidade: o Pelourinho. Entre tantas igrejas e museus, reserve mais tempo para explorar todos os detalhes da Igreja e Convento de São Francisco, com altares forrados de ouro.

Elevador Lacerda (foto; Ciroamado / WIKIMEDIA)
Elevador Lacerda (foto; Ciroamado / WIKIMEDIA)

Uma boa pedida para o fim de tarde, o pôr do sol no Farol da Barra é um clássico da capital baiana. Com o dia já acabando, encerre com um jantar no Amado, que tem mesas com vista para a Baía de Todos os Santos.

Grávida pode viajar de avião?
Tirar umas férias durante a gravidez pode ser uma coisa ótima, desde que tenha alguns cuidados. A gravidez gera muitas dúvidas nas mulheres sobre a possibilidade de viajar,...
O que fazer no Rio de Janeiro
Ah, o Rio de Janeiro! A cidade que já foi a segunda capital do Brasil é reconhecida em todo o mundo por suas belezas que rodeiam a cidade, sejam elas naturais quanto...
Porque as viagens de avião têm turbulência
Viajar é uma das melhores coisas do mundo. Há quem goste e também há que tenha medo de andar de avião, mas todos tem que concordar que esse é o método mais rápido e seguro...
Minas Gerais: Folia de Reis é declarada patrimônio cultural imaterial
Minas Gerais é um dos estados onde a Folia de Reis mais se faz presente, resguardando uma tradição de aproximadamente 300 anos. Em janeiro de 2017 o Conselho Estadual de...
Cataratas do Iguaçu celebra mais um ano como uma das Maravilhas da Natureza
O Brasil tem um espaço muito especial em Foz do Iguaçu, um verdadeiro ponto turístico onde qualquer viajante se sente admirado pela força da natureza, estou falando das...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...