buscar
´

Minas Gerais: Folia de Reis é declarada patrimônio cultural imaterial

Minas Gerais é um dos estados onde a Folia de Reis mais se faz presente, resguardando uma tradição de aproximadamente 300 anos.

Viagem
1 ano atrás
Minas Gerais: Folia de Reis é declarada patrimônio cultural imaterial
lobotalita / wikimedia

Em janeiro de 2017 o Conselho Estadual de Patrimônio de Minas Gerais aprovou o reconhecimento da Folia de Reis como patrimônio cultural imaterial do estado.

Tradição

A Folia de Reis, também conhecida como Festa de Santos Reis, é uma manifestação católica, cultural e festiva, classificada sobretudo no Brasil como manifestação folclórica, comemorativa da festa religiosa da Epifania do Senhor.

Essa manifestação cultural e festiva é celebrada anualmente por católicos, acontece geralmente no dia 6 de janeiro. Esta data, na tradição cristã, marca o aniversário da visita dos três reis magos ao recém-nascido Jesus Cristo.

História do reis magos

O Monumento Pórtico dos Reis Magos, em Natal, atesta a tradição dos Santos Reis (foto: Patrick-br / Wikimedia)
O Monumento Pórtico dos Reis Magos, em Natal, atesta a tradição dos Santos Reis (foto: Patrick-br / Wikimedia)

Os três reis magos, Belchior, Gaspar e Baltazar, saíram do Oriente levando três presentes: ouro, incenso e mirra, sendo guiados por uma estrela para dar a receptividade ao nascimento de Jesus Cristo.

É nesse período que são feitos os festejos de Natal, que começa quatro domingos antes do 25 de dezembro, dia atribuído ao nascimento de Jesus Cristo, e termina na data de chegada dos reis magos ao destino final. Portanto, no dia 6 de janeiro se encerram os festejos natalinos, e são desmontados os presépios, as árvores e os demais enfeites.

Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas, tocando músicas alegres em louvor aos “Santos Reis” e ao nascimento de Cristo, e são recebidos em cada uma delas com comes e bebes típicos e outras oferendas. Essas manifestações foram trazida ainda no período colonial pelos portugueses e hoje é uma tradição que se mantém viva em muitas regiões do País.

Em cada local, há também particularidades, como encenações dos reis magos, desfiles, danças, repertórios, instrumentos utilizados e roupas.

Patrimônio cultural

Folia de Reis é declarada patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais (foto: Agência Brasil)
Folia de Reis é declarada patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais (foto: Agência Brasil)

Um inventário do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) realizado em 2016 cadastrou 1.255 grupos de foliões, distribuídos em 326 municípios mineiros. Este inventário ofereceu as bases para o reconhecimento dos festejos como patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais.

O estudo cadastrou também manifestações que ocorrem em outras datas e que prestam outras homenagens, como as folias de São Sebastião e da Virgem Maria. Muitos grupos, porém, ainda não foram mapeados. A estimativa do Iepha-MG é que existam cerca de 4 mil deles em Minas Gerais.

Uma das vantagens de serem considerados patrimônio cultural imaterial é a possibilidade de obterem benefícios de políticas públicas. O órgão pretende criar um calendário de presépios e folias, de modo a aumentar a visibilidade e a divulgação.

O título de patrimônio cultural imaterial trouxe diversos incentivos para a cidade,
o Iepha-MG pretende criar espaços de formação para fomentar a integração das novas gerações, por exemplo, através de oficinas de canto e de instrumentos musicais. Também poderá facilitar ainda o apoio do estado para que os grupos comprem instrumentos musicais e confeccionam as roupas.

*Com informações da Agência Brasil e Wiki.

Entenda o que é o Taxi Aéreo
O táxi aéreo tem como a principal função ser prático para quem usa. Tendo a economia de tempo como sua principal virtude e matriz de argumentação para aqueles que procuram...
Grávida pode viajar de avião?
Tirar umas férias durante a gravidez pode ser uma coisa ótima, desde que tenha alguns cuidados. A gravidez gera muitas dúvidas nas mulheres sobre a possibilidade de viajar,...
O que fazer no Rio de Janeiro
Ah, o Rio de Janeiro! A cidade que já foi a segunda capital do Brasil é reconhecida em todo o mundo por suas belezas que rodeiam a cidade, sejam elas naturais quanto...
Porque as viagens de avião têm turbulência
Viajar é uma das melhores coisas do mundo. Há quem goste e também há que tenha medo de andar de avião, mas todos tem que concordar que esse é o método mais rápido e seguro...
Mapa turístico de Salvador na Bahia
O estado da Bahia é sem sombra de dúvidas um dos mais procurados pelos turistas quando o assunto é passeio pelo Brasil. Tanto os visitantes estrangeiros quanto os brasileiros...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...