buscar
´

Minas Gerais: Folia de Reis é declarada patrimônio cultural imaterial

Minas Gerais é um dos estados onde a Folia de Reis mais se faz presente, resguardando uma tradição de aproximadamente 300 anos.

Viagem
3 semanas atrás
Minas Gerais: Folia de Reis é declarada patrimônio cultural imaterial
lobotalita / wikimedia

Em janeiro de 2017 o Conselho Estadual de Patrimônio de Minas Gerais aprovou o reconhecimento da Folia de Reis como patrimônio cultural imaterial do estado.

Tradição

A Folia de Reis, também conhecida como Festa de Santos Reis, é uma manifestação católica, cultural e festiva, classificada sobretudo no Brasil como manifestação folclórica, comemorativa da festa religiosa da Epifania do Senhor.

Essa manifestação cultural e festiva é celebrada anualmente por católicos, acontece geralmente no dia 6 de janeiro. Esta data, na tradição cristã, marca o aniversário da visita dos três reis magos ao recém-nascido Jesus Cristo.

História do reis magos

O Monumento Pórtico dos Reis Magos, em Natal, atesta a tradição dos Santos Reis (foto: Patrick-br / Wikimedia)
O Monumento Pórtico dos Reis Magos, em Natal, atesta a tradição dos Santos Reis (foto: Patrick-br / Wikimedia)

Os três reis magos, Belchior, Gaspar e Baltazar, saíram do Oriente levando três presentes: ouro, incenso e mirra, sendo guiados por uma estrela para dar a receptividade ao nascimento de Jesus Cristo.

É nesse período que são feitos os festejos de Natal, que começa quatro domingos antes do 25 de dezembro, dia atribuído ao nascimento de Jesus Cristo, e termina na data de chegada dos reis magos ao destino final. Portanto, no dia 6 de janeiro se encerram os festejos natalinos, e são desmontados os presépios, as árvores e os demais enfeites.

Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas, tocando músicas alegres em louvor aos “Santos Reis” e ao nascimento de Cristo, e são recebidos em cada uma delas com comes e bebes típicos e outras oferendas. Essas manifestações foram trazida ainda no período colonial pelos portugueses e hoje é uma tradição que se mantém viva em muitas regiões do País.

Em cada local, há também particularidades, como encenações dos reis magos, desfiles, danças, repertórios, instrumentos utilizados e roupas.

Patrimônio cultural

Folia de Reis é declarada patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais (foto: Agência Brasil)
Folia de Reis é declarada patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais (foto: Agência Brasil)

Um inventário do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) realizado em 2016 cadastrou 1.255 grupos de foliões, distribuídos em 326 municípios mineiros. Este inventário ofereceu as bases para o reconhecimento dos festejos como patrimônio cultural imaterial de Minas Gerais.

O estudo cadastrou também manifestações que ocorrem em outras datas e que prestam outras homenagens, como as folias de São Sebastião e da Virgem Maria. Muitos grupos, porém, ainda não foram mapeados. A estimativa do Iepha-MG é que existam cerca de 4 mil deles em Minas Gerais.

Uma das vantagens de serem considerados patrimônio cultural imaterial é a possibilidade de obterem benefícios de políticas públicas. O órgão pretende criar um calendário de presépios e folias, de modo a aumentar a visibilidade e a divulgação.

O título de patrimônio cultural imaterial trouxe diversos incentivos para a cidade,
o Iepha-MG pretende criar espaços de formação para fomentar a integração das novas gerações, por exemplo, através de oficinas de canto e de instrumentos musicais. Também poderá facilitar ainda o apoio do estado para que os grupos comprem instrumentos musicais e confeccionam as roupas.

*Com informações da Agência Brasil e Wiki.

O que fazer no Rio de Janeiro
Ah, o Rio de Janeiro! A cidade que já foi a segunda capital do Brasil é reconhecida em todo o mundo por suas belezas que rodeiam a cidade, sejam elas naturais quanto...
Porque as viagens de avião têm turbulência
Viajar é uma das melhores coisas do mundo. Há quem goste e também há que tenha medo de andar de avião, mas todos tem que concordar que esse é o método mais rápido e seguro...
Mapa turístico de Salvador na Bahia
O estado da Bahia é sem sombra de dúvidas um dos mais procurados pelos turistas quando o assunto é passeio pelo Brasil. Tanto os visitantes estrangeiros quanto os brasileiros...
Cataratas do Iguaçu celebra mais um ano como uma das Maravilhas da Natureza
O Brasil tem um espaço muito especial em Foz do Iguaçu, um verdadeiro ponto turístico onde qualquer viajante se sente admirado pela força da natureza, estou falando das...
Pontos turísticos de Florianópolis
A região sul brasileira é extremamente conhecida pelo seu clima mais frio, pontos turísticos belíssimos, gastronomia diferenciada, belas praias e pela belíssima arquitetura...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...