buscar
´

O que é uma companhia aérea low cost

Viajar é uma das melhores coisas da vida! Conhecer novos lugares, comidas, culturas e línguas é extremamente prazeroso e por isso a demanda pelas viagens, tanto nacionais quanto internacionais, vem crescendo a cada ano.

Viagem
1 semana atrás
O que é uma companhia aérea low cost

Mas o principal problema para quem adora viajar é sempre o mesmo: O dinheiro. Estamos acostumados a ver passagens aéreas que custam um absurdo e muitas vezes tornam a vontade de viajar menor. Por conta disso, vem ganhando cada vez mais força as companhias aéreas low cost no mercado. Mas afinal, o que seria uma companhia low cost?

O que é uma companhia low cost?

O nome low cost, traduzido, seria baixo custo, ou seja, são companhias aéreas de baixo custo que oferecem passagens aéreas a preços inferiores aos cobrados no mercado das gigantes da aviação.

Vamos usar um exemplo fácil para explicar a diferença tão gritante de preço. Com muita sorte, você irá conseguir achar uma passagem do trecho Rio de Janeiro-Londres por 4 mil reais. Com a companhia aérea low cost norueguesa Norwegian Air, esta mesma viagem tem preços a partir de 900 reais. Parece difícil de acreditar, não?

Mas não pense que esses preços são tão baixos assim por conta de um “milagre” que essas companhias fazem. Muito pelo contrário, existem uma série de fatores que ajudam essas companhias a cobrarem esse preço e (acreditem) ganhar dinheiro.

Como conseguem preços baixos?

Flybondi
Flybondi

Existem uma série de fatores que ajudam as companhias low cost a conseguirem reduzir seus gastos de maneira extremamente expressiva, como por exemplo com seus funcionários. Estas empresas adotam uma estratégia de ter menos funcionários e ter uma gestão mais simplificada, sem excessos. Além disso, as aeronaves além de serem novas e necessitarem de menos manutenção são de um único modelo, o que facilita o treinamento dos pilotos.

Os aeroportos onde atuam são de menor infraestrutura muito por conta das menores taxas cobradas por lá. Além disso, só é permitido levar uma bagagem de mão por passageiro no voo. Caso queira despachar uma mala, terá que pagar adicionais para isso (o que não é barato).

Chegando no avião, se vê logo de cara que não existe divisão de classes pela aeronave, com todas as poltronas sendo iguais e sem reclinar para dar mais espaço a outros passageiros. Alguns serviços extras como a refeição durante o voo e marcar poltrona são cobrados como adicionais.

Vale a pena?

Agora que já entendemos o que é uma companhia aérea low cost e como elas funcionam, fica então a grande dúvida: Vale a pena pagar mais caro por uma companhia aérea convencional?

Como tudo na vida, existem seus prós e contras. Embora seja um voo (bem) mais desconfortável com necessidade de pagar a mais por algumas regalias que geralmente são vistas como obrigação pelas companhias aéreas convencionais, os voos low cost tem um preço muito abaixo do mercado e, além de tudo, são diretos!

Portanto, cabe a você decidir o que é melhor tanto para si mesmo quanto para seu bolso. Se o dinheiro estiver apertado e a vontade de viajar for enorme, as companhias low cost são uma excelente saída, mas lembre-se de que o conforto será bem menor do que em um voo convencional, o que pode acabar causando um cansaço extremo principalmente em viagens mais longas.

Cataratas do Iguaçu celebra mais um ano como uma das Maravilhas da Natureza
O Brasil tem um espaço muito especial em Foz do Iguaçu, um verdadeiro ponto turístico onde qualquer viajante se sente admirado pela força da natureza, estou falando das...
Pontos turísticos de Florianópolis
A região sul brasileira é extremamente conhecida pelo seu clima mais frio, pontos turísticos belíssimos, gastronomia diferenciada, belas praias e pela belíssima arquitetura...
China inaugura aeroporto gigantesco e lindo
O aeroporto que se assemelha a uma estrela do mar, desenhado por Zaha Hadid, foi inaugurado dia 25 de setembro de 2019. O Beijing Daxing International Airport tem o tamanho...
As belezas de Foz do Iguaçu
O Brasil está repleto de belezas naturais espalhadas pelas suas terras. Mas sem sombra de dúvidas as atrações aquáticas (seja por mar ou por rios) são as mais procuradas por...
Vale a pena comprar pacotes de viagens em agência de turismo?
Muitas pessoas se perguntam se vale a pena comprar pacotes de viagens e como fazê-lo de modo seguro e com economia. Trazemos algumas dicas simples mas que podem fazer bastante...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...