buscar
´

O que falta para o turismo no Brasil

O mundo viaja cada vez mais segundo relatório do World Travel &Tourism Coincil (WTTC) de 2016 onde mostra que o turismo cresce mais do que a economia global em 5 anos consecutivos , principalmente nos países em desenvolvimento.

Viagem
3 semanas atrás
O que falta para o turismo no Brasil

O Brasil, desde 1998, tem 5 milhões de turistas internacionais e esse número não se tornou muito mais expressivo desde então.

Quais as razões

O país encontra se em recessão há alguns anos, mas o turismo já paralisou há décadas.
Praias maravilhosas, cenários paradisíacos, não conseguem fazer com que o Brasil esteja entre os 40 mais visitados do mundo.

O Brasil todo não consegue estar à frente nem de Miami, que recebe 7 milhões de visitantes ao ano nem mesmo do Coliseu, que recebe cerca de 4 milhões anuais de visitantes.

Na Europa, por exemplo, é fácil se deslocar, sendo assim comum pensarmos que no Brasil, sendo o acesso mais difícil, consequentemente justificando o número baixo de turistas. Só que isso não se sustenta na medida que verificamos que, a África do Sul atinge 10 milhões de turistas, Tailândia -29 milhões, México 30 milhões. Até mesmo o Peru saltou de 800 mil visitantes para 3,5 milhões e enquanto isso, o Brasil ficou paralisado.

Turismo na economia

O turismo alcança grande importância na economia global e brasileira. Houve geração de 2,6 milhões de novos empregos diretos aqui.

A grande questão é que 94% dessas viagens são deslocamentos internos, viagens domésticas dos brasileiros que realmente apresenta potencial para esse turismo interno. Porém, o potencial que o Brasil apresenta para o turismo internacional é imenso é um dos menos aproveitados de todo o mundo.

Desde que começou a existir o Ministério do turismo em 2003, a EMBRATUR, começou a dedicar se a divulgação do Brasil como destino internacional através de feiras, financiamentos de vindas de jornalistas estrangeiros, campanhas de marketing.
Os nossos países vizinhos, investem muito mais na promoção de seu turismo.

Meios de divulgação

O marketing e a comunicação também não foram bem aproveitados na copa do mundo e olimpíadas. Faltou um alto grau de exposição, projetos especiais que visassem a projeção do país.

Os noticiários também não colaboram para um aumento da procura pelo Brasil como destino dos viajantes.
A imprensa noticia arrastões, assaltos, explosão de caixas eletrônicos, acidentes com meio ambiente, doenças como por exemplo a Zika. Isso, faz com que o turista nem cogite viajar para o Brasil.

Infraestrutura turística fraca

Um outro fator importante para o fracasso de nosso turismo é que muitos destinos são desconhecidos, hotéis não aparecem em ferramentas de reserva.

O país não é preparado para receber turistas, a sinalização é monoglota, taxistas e guias não falam a língua inglesa.

Desde os aeroportos, há falta de infraestrutura em parques, museus. Os parques não são considerados um potencial para turismo, mas sim, unidades de proteção ambiental.
Tudo ainda é pior quando se trata de empreender no Brasil. As dificuldades como altas taxas de impostos, fazem com que não se empreenda nesse país.

Em 2010, O Brasil chegou a ter 20 navios em sua costa, número que caiu pela metade em 2015 tendo atualmente, cerca de 6 navios. Operar um porto no Brasil, é 20 vezes mais caro do que em outros lugares do mundo.

Tudo no Brasil é muito burocrático e somando se a isso, vimos todas as dificuldades para que o número de turistas internacionais aumente proporcionalmente ao tamanho e potencialidade do país.

Vale a pena comprar pacotes de viagens em agência de turismo?
Muitas pessoas se perguntam se vale a pena comprar pacotes de viagens e como fazê-lo de modo seguro e com economia. Trazemos algumas dicas simples mas que podem fazer bastante...
Conheça a maior roda-gigante da América Latina
O Rio de Janeiro já é famoso pelo turismo, do Cristo Redentor até as suas maravilhosas praias e agora será também o destino para quem quer visitar a maior roda-gigante da...
Conheça os destinos selvagens do Amazonas
Não confunda Amazonas com Amazônia. A denominada Amazônia Legal envolve nove estados brasileiros pertencentes à Bacia do Rio Amazonas e onde há vegetação da Floresta...
Passagens aéreas baratas: entenda o significado das empresas low cost no Brasil
A chegada das empresas aéreas low cost no País promete permitir mais viagens com passagens aéreas baratas. Esta prática que já bem conhecida em países desenvolvidos chega ao...
Brasil tem mais uma empresa aérea low cost
O Brasil tem mais uma empresa aérea low cost operando para o país. A companhia argentina Flybondi realizou seu voo inaugural nesta sexta-feira (11/10), saindo de Buenos Aires e...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...