buscar
´

O que fazer no Rio de Janeiro

Ah, o Rio de Janeiro! A cidade que já foi a segunda capital do Brasil é reconhecida em todo o mundo por suas belezas que rodeiam a cidade, sejam elas naturais quanto estruturais.

Viagem
12 meses atrás
O que fazer no Rio de Janeiro

São inúmeras coisas para serem feitas em um passeio pela cidade maravilhosa, que podem variar desde um passeio na praia até a visita ao Cristo Redentor, monumento que virou símbolo mundial da cidade. Mas afinal, dentre tantas opções, quais as melhores coisas para se fazer no Rio de Janeiro?

Praias

É impossível não associar o Rio de Janeiro a icônica praia de Copacabana. Conhecida mundialmente por conta de ser extremamente grande, bastante acessível e agradável, costuma atrair turistas de todo o mundo durante todas as épocas do ano. Seu calçadão também se tornou um de seus principais pontos turísticos. Por ser uma praia muito frequentada, ela sempre está cheia.

Para continuar na agitação das praias mais badaladas, não há como esquecer a praia de Ipanema que, embora seja tão cheia quanto a de Copacabana, costuma ser mais tranquila e menor, proporcionando ainda vistas para as Ilhas Cagarras. No canto esquerdo, ainda existe o Arpoador, uma parte da praia aonde o pôr do sol pode ser visto com a presença do Morro Dois Irmãos. É um verdadeiro espetáculo!

Visão geral da orla da Zona Sul. Na Praia de Copacabana, ao fundo, serão disputadas as provas de maratonas aquáticas e triatlo, além do vôlei de praia e da largada do ciclismo de estrada. Foto: Gabriel Heusi/Brasil2016.gov.br
Visão geral da orla da Zona Sul. Na Praia de Copacabana, ao fundo, serão disputadas as provas de maratonas aquáticas e triatlo, além do vôlei de praia e da largada do ciclismo de estrada. Foto: Gabriel Heusi/Brasil2016.gov.br

Agora se você já quiser praias mais tranquilas, busque o Leme, que está ao lado de Copacabana, a Prainha e Grumari que, embora sejam mais afastadas, garantem a tranquilidade que você procura.

Principais pontos turísticos

O Rio de Janeiro pode ter inúmeros pontos turísticos, mas nenhum deles supera o Cristo Redentor. O monumento que é considerado uma das 7 maravilhas do mundo está localizado no topo do Morro do Corcovado e é sem sombra de dúvidas o mais procurado entre os turistas muito por conta de sua importância e sua belíssima vista para a Baía de Guanabara e o Pão de Açúcar. Para chegar até ele, você pode optar entre o famoso Trem do Corcovado, por meio de vãs que levam até o local ou até mesmo Taxi. Os ingressos inteiros podem variar de 28 até 105 reais.

Montagem de fotos da cidade de Rio de Janeiro, Brasil. Do alto, em sentido horário: panorama dos edifícios do Centro; estátua do Cristo Redentor no Morro do Corcovado; Pão de Açúcar com a Enseada de Botafogo; praia da Barra da Tijuca com a Pedra da Gávea ao fundo; Museu do Amanhã na Praça Mauá com a Ponte Rio-Niterói ao fundo e bonde de Santa Teresa.
Montagem de fotos da cidade de Rio de Janeiro, Brasil. Do alto, em sentido horário: panorama dos edifícios do Centro; estátua do Cristo Redentor no Morro do Corcovado; Pão de Açúcar com a Enseada de Botafogo; praia da Barra da Tijuca com a Pedra da Gávea ao fundo; Museu do Amanhã na Praça Mauá com a Ponte Rio-Niterói ao fundo e bonde de Santa Teresa.

Outro símbolo do Rio de Janeiro é o Estádio Jornalista Mário Filho, conhecido popularmente como Maracanã! Palco de vários jogos importantes do futebol mundial como duas finais de copa do mundo e onde times como Flamengo e Fluminense costumam mandar seus jogos, um dos maiores e mais icônicos estádios do mundo possui um Tour para conhecer mais sobre a história do mesmo e até conhecer suas instalações.

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro também é um dos pontos turísticos mais visitados. Casa de diversas espécies de plantas, com belas paisagens e um ar extremamente fresco, fica localizado em um bairro que leva o mesmo nome da atração.

Jardim Botânico do Rio de Janeiro (foto: feliven / wikimedia)
Jardim Botânico do Rio de Janeiro (foto: feliven / wikimedia)

Por último mas não menos importante, o morro mais importante de toda a Cidade Maravilhosa: O Pão de Açúcar! A atração principal é composta pelos morros da Urca e do Pão de Açúcar com o teleférico que ligam os dois. A paisagem em ambos é extremamente bela e faz com que qualquer um fique apaixonado por aquela vista (ainda mais com o pôr do sol).

O Pão de Açúcar é um dos cartões postais mais conhecidos do Rio de Janeiro. Ele é, na verdade, um parque turístico que envolve duas montanhas – o morro da Urca e o próprio Pão de Açúcar - e dois teleféricos que fazem o trajeto entre a praia Vermelha e os dois morros. Esse maravilhoso ponto turístico está localizado na Urca, um bairro tranquilo e seguro do Rio de Janeiro. A vista do alto do Pão de Açúcar é uma das mais belas que os turistas podem ver no Rio, como a enseada de Botafogo, a baía de Guanabara, a praia de Copacabana, a pedra da Gávea, o Cristo Redentor, a Floresta da Tijuca e o Aeroporto Santos Dumont (foto: Carlos André Viana / Wikimedia)
O Pão de Açúcar é um dos cartões postais mais conhecidos do Rio de Janeiro. Ele é, na verdade, um parque turístico que envolve duas montanhas – o morro da Urca e o próprio Pão de Açúcar – e dois teleféricos que fazem o trajeto entre a praia Vermelha e os dois morros. Esse maravilhoso ponto turístico está localizado na Urca, um bairro tranquilo e seguro do Rio de Janeiro. A vista do alto do Pão de Açúcar é uma das mais belas que os turistas podem ver no Rio, como a enseada de Botafogo, a baía de Guanabara, a praia de Copacabana, a pedra da Gávea, o Cristo Redentor, a Floresta da Tijuca e o Aeroporto Santos Dumont (foto: Carlos André Viana / Wikimedia)

Lugares extras

Ainda existem alguns outros pontos muito legais para fazer no Rio, como por exemplo visitar o AquaRio, maior aquário a América do Sul, o Museu do Amanhã, o MAR (Museu de Arte do Rio) e até mesmo a possibilidade de fazer um passeio de helicóptero por lá.

Caso queira um passeio um pouco mais alternativo, também surgem como opções o Mosteiro de São Bento, o Real Gabinete Português e o Palácio do Catete.

Pontos turísticos que você deve conhecer no Rio de Janeiro

  • 1. Cristo Redentor
  • 2. Pão de Açúcar
  • 3. Santa Teresa
  • 4. Estádio do Maracanã
  • 5. Floresta da Tijuca
  • 6. Teatro Municipal
  • 7. Lagoa Rodrigo de Freitas
  • 8. Pedra da Gávea
  • 9. Jardim Botânico
  • 10. Forte de Copacabana
  • 11. Museu Histórico Nacional
  • 12. Biblioteca Nacional do Brasil
  • 13. Sambódromo
  • 14. Praia de Copacabana
  • 15. Arcos da Lapa
  • 16. Mirante Dona Marta

*Com informações do Tripadvisor, Guiadasemana e Viajenaviagem.

Entenda o que é o Taxi Aéreo
O táxi aéreo tem como a principal função ser prático para quem usa. Tendo a economia de tempo como sua principal virtude e matriz de argumentação para aqueles que procuram...
Grávida pode viajar de avião?
Tirar umas férias durante a gravidez pode ser uma coisa ótima, desde que tenha alguns cuidados. A gravidez gera muitas dúvidas nas mulheres sobre a possibilidade de viajar,...
Porque as viagens de avião têm turbulência
Viajar é uma das melhores coisas do mundo. Há quem goste e também há que tenha medo de andar de avião, mas todos tem que concordar que esse é o método mais rápido e seguro...
Minas Gerais: Folia de Reis é declarada patrimônio cultural imaterial
Minas Gerais é um dos estados onde a Folia de Reis mais se faz presente, resguardando uma tradição de aproximadamente 300 anos. Em janeiro de 2017 o Conselho Estadual de...
Mapa turístico de Salvador na Bahia
O estado da Bahia é sem sombra de dúvidas um dos mais procurados pelos turistas quando o assunto é passeio pelo Brasil. Tanto os visitantes estrangeiros quanto os brasileiros...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...