buscar
´

Pontos turísticos de Florianópolis

A região sul brasileira é extremamente conhecida pelo seu clima mais frio, pontos turísticos belíssimos, gastronomia diferenciada, belas praias e pela belíssima arquitetura proveniente dos europeus que por lá costumavam habitar quando vinham para o Brasil.

Viagem
1 mês atrás
Pontos turísticos de Florianópolis
Leandro Kibisz / Wikimedia

Localização de uma das principais colônias alemãs no Brasil, o estado de Santa Catarina conta com inúmeras cidades de beleza deslumbrante. A principal delas fica por conta de Florianópolis, a capital do estado, que entrega aos turistas tudo de melhor que a região sul brasileira pode entregar.

Sobre Florianópolis

A Avenida Beira Mar Norte é uma avenida de Florianópolis. Localiza-se na região central da cidade, no bairro Centro, entre a parte inferior da Ponte Hercílio Luz e o viaduto de acesso ao Norte da Ilha (foto: Rodrigo Soldon / Wikimedia)
A Avenida Beira Mar Norte é uma avenida de Florianópolis. Localiza-se na região central da cidade, no bairro Centro, entre a parte inferior da Ponte Hercílio Luz e o viaduto de acesso ao Norte da Ilha (foto: Rodrigo Soldon / Wikimedia)

O município de Florianópolis, ou Floripa como é conhecida popularmente, é composto por uma ilha principal (Ilha de Santa Catarina), a parte continental do estado e outras pequenas ilhas ao redor.

Fotografia da Ponte Hercílio Luz localizada em Florianópolis - Santa Catarina (foto: FREITASFOTOS / Wikimedia)
Fotografia da Ponte Hercílio Luz localizada em Florianópolis – Santa Catarina (foto: FREITASFOTOS / Wikimedia)

Lagoa da Conceição, Florianópolis, Brasil (foto: TheHvalros / wikimedia)
Lagoa da Conceição, Florianópolis, Brasil (foto: TheHvalros / wikimedia)

Possui 500.973 habitantes, sendo a segunda maior população do estado e a 48ª maior do Brasil, enquanto a região metropolitana possui 1.209.818 pessoas e é a 21ª maior do país. Entre as capitais brasileiras, Florianópolis é a que apresenta maior índice de IDH, demonstrando uma excelente qualidade de vida.

Centro da cidade de Florianópolis (foto: atramos / wikimedia)
Centro da cidade de Florianópolis (foto: atramos / wikimedia)

Vão central do Mercado Público de Florianópolis (foto: Fernando Dall'Acqua / wikimedia)
Vão central do Mercado Público de Florianópolis (foto: Fernando Dall’Acqua / wikimedia)

Sua economia é gerada basicamente por meio das grandes empresas de tecnologia da informação que lá residem, nos seus serviços prestados e em seu turismo, que não deixa absolutamente nada a desejar.

Centro histórico da cidade (foto: Fernando Dall'Acqua / wikimedia)
Centro histórico da cidade (foto: Fernando Dall’Acqua / wikimedia)

O Aeroporto Internacional Hercílio Luz serve à cidade. Florianópolis é o lar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de dois campi do Instituto Federal de Santa Catarina e de dois campi da Universidade do Estado de Santa Catarina, entre outras instituições de ensino superior e profissional.

Praias em Florianópolis

Por mais que Floripa esteja ao sul do Brasil, onde geralmente o frio predomina, engana-se quem pensa que as praias costumam ser meramente figurativas por lá. Muito pelo contrário, acabam sendo uma das principais atrações por lá.

Praia Lagoinha do Leste (foto: oscar fava / wikimedia)
Praia Lagoinha do Leste (foto: oscar fava / wikimedia)

A praia mais badalada de todas é a Jurerê internacional, onde a água é calma e quente. Por lá existem diversas mansões e é uma espécie de “Angra dos Reis do Sul” .

Praticante de sandboard em uma das dunas do município (foto; Raphael Koerich / wikimedia)
Praticante de sandboard em uma das dunas do município (foto; Raphael Koerich / wikimedia)

Também existem praias onde a prática de esportes é mais recorrente como por exemplo a Praia da Joaquina, a Praia Mole e principalmente a Campeche, onde mais ocorre a prática de atividades como kitesurf, windsurf, frescobol, futvôlei e slackline.

Pontos turísticos

Além das praias, ainda existem outros belos pontos turísticos que valem a pena serem visitados. Começando pela Ponte Hercílio Luz, que é o cartão postal da cidade. A ponte inaugurada em 1926 e interditada em 1981 hoje apenas enfeita a paisagem da cidade, e mesmo assim ainda é extremamente reconhecida.

Mercado Público de Florianópolis (foto: Fernando Dall'Acqua / wikimedia)
Mercado Público de Florianópolis (foto: Fernando Dall’Acqua / wikimedia)

Para aproveitar a excelente culinária da região o melhor lugar é o Mercado Central. Por lá você poderá experimentar o famoso pastel de camarão, um dos principais motivos que fazem do Mercado Central ser um ótimo local para o happy hour.

Panorama da cidade a partir do Morro da Cruz (foto: Janko Hoener / wikimedia)
Panorama da cidade a partir do Morro da Cruz (foto: Janko Hoener / wikimedia)

A praça XV com sua belíssima figueira centenária também chama muito a atenção, ainda mais pois na frente da mesma está localizada a Catedral Metropolitana de Florianópolis construída em 1908, e hoje é considerada patrimônio tombado pelo Estado e pelo Município.

Por fim, caso você queira uma bela vista dessa cidade maravilhosa, ir até o Morro da Cruz pode ser uma boa. Com 285 m de altura, é possível avistar a ponte Hercílio Luz, as duas baías, as pistas do aeroporto e grande parte costeira da ilha.

Pontos turísticos de Florianópolis que você precisa visitar

Esta é a lista dos lugares em Florianópolis que você deve acrescentar no roteiro de viagem, confira:

  • Ponte Hercílio Luz
  • Mercado Central
  • Praça XV e Catedral Metropolitana
  • Praia de Joaquina
  • Praia Campeche
  • Praia Mole
  • Barra da Lagoa
  • Santo Antônio de Lisboa
  • Jurerê Internacional
  • Morro da Cruz

*Com informações do Google Travel, Wiki e Prefeitura de Florianópolis.

O que fazer no Rio de Janeiro
Ah, o Rio de Janeiro! A cidade que já foi a segunda capital do Brasil é reconhecida em todo o mundo por suas belezas que rodeiam a cidade, sejam elas naturais quanto...
Porque as viagens de avião têm turbulência
Viajar é uma das melhores coisas do mundo. Há quem goste e também há que tenha medo de andar de avião, mas todos tem que concordar que esse é o método mais rápido e seguro...
Minas Gerais: Folia de Reis é declarada patrimônio cultural imaterial
Minas Gerais é um dos estados onde a Folia de Reis mais se faz presente, resguardando uma tradição de aproximadamente 300 anos. Em janeiro de 2017 o Conselho Estadual de...
Mapa turístico de Salvador na Bahia
O estado da Bahia é sem sombra de dúvidas um dos mais procurados pelos turistas quando o assunto é passeio pelo Brasil. Tanto os visitantes estrangeiros quanto os brasileiros...
Cataratas do Iguaçu celebra mais um ano como uma das Maravilhas da Natureza
O Brasil tem um espaço muito especial em Foz do Iguaçu, um verdadeiro ponto turístico onde qualquer viajante se sente admirado pela força da natureza, estou falando das...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...