buscar
´

Pontos turísticos de Florianópolis

A região sul brasileira é extremamente conhecida pelo seu clima mais frio, pontos turísticos belíssimos, gastronomia diferenciada, belas praias e pela belíssima arquitetura proveniente dos europeus que por lá costumavam habitar quando vinham para o Brasil.

Viagem
4 dias atrás
Pontos turísticos de Florianópolis
Leandro Kibisz / Wikimedia

Localização de uma das principais colônias alemãs no Brasil, o estado de Santa Catarina conta com inúmeras cidades de beleza deslumbrante. A principal delas fica por conta de Florianópolis, a capital do estado, que entrega aos turistas tudo de melhor que a região sul brasileira pode entregar.

Sobre Florianópolis

A Avenida Beira Mar Norte é uma avenida de Florianópolis. Localiza-se na região central da cidade, no bairro Centro, entre a parte inferior da Ponte Hercílio Luz e o viaduto de acesso ao Norte da Ilha (foto: Rodrigo Soldon / Wikimedia)
A Avenida Beira Mar Norte é uma avenida de Florianópolis. Localiza-se na região central da cidade, no bairro Centro, entre a parte inferior da Ponte Hercílio Luz e o viaduto de acesso ao Norte da Ilha (foto: Rodrigo Soldon / Wikimedia)

O município de Florianópolis, ou Floripa como é conhecida popularmente, é composto por uma ilha principal (Ilha de Santa Catarina), a parte continental do estado e outras pequenas ilhas ao redor.

Fotografia da Ponte Hercílio Luz localizada em Florianópolis - Santa Catarina (foto: FREITASFOTOS / Wikimedia)
Fotografia da Ponte Hercílio Luz localizada em Florianópolis – Santa Catarina (foto: FREITASFOTOS / Wikimedia)

Lagoa da Conceição, Florianópolis, Brasil (foto: TheHvalros / wikimedia)
Lagoa da Conceição, Florianópolis, Brasil (foto: TheHvalros / wikimedia)

Possui 500.973 habitantes, sendo a segunda maior população do estado e a 48ª maior do Brasil, enquanto a região metropolitana possui 1.209.818 pessoas e é a 21ª maior do país. Entre as capitais brasileiras, Florianópolis é a que apresenta maior índice de IDH, demonstrando uma excelente qualidade de vida.

Centro da cidade de Florianópolis (foto: atramos / wikimedia)
Centro da cidade de Florianópolis (foto: atramos / wikimedia)

Vão central do Mercado Público de Florianópolis (foto: Fernando Dall'Acqua / wikimedia)
Vão central do Mercado Público de Florianópolis (foto: Fernando Dall’Acqua / wikimedia)

Sua economia é gerada basicamente por meio das grandes empresas de tecnologia da informação que lá residem, nos seus serviços prestados e em seu turismo, que não deixa absolutamente nada a desejar.

Centro histórico da cidade (foto: Fernando Dall'Acqua / wikimedia)
Centro histórico da cidade (foto: Fernando Dall’Acqua / wikimedia)

O Aeroporto Internacional Hercílio Luz serve à cidade. Florianópolis é o lar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), além de dois campi do Instituto Federal de Santa Catarina e de dois campi da Universidade do Estado de Santa Catarina, entre outras instituições de ensino superior e profissional.

Praias em Florianópolis

Por mais que Floripa esteja ao sul do Brasil, onde geralmente o frio predomina, engana-se quem pensa que as praias costumam ser meramente figurativas por lá. Muito pelo contrário, acabam sendo uma das principais atrações por lá.

Praia Lagoinha do Leste (foto: oscar fava / wikimedia)
Praia Lagoinha do Leste (foto: oscar fava / wikimedia)

A praia mais badalada de todas é a Jurerê internacional, onde a água é calma e quente. Por lá existem diversas mansões e é uma espécie de “Angra dos Reis do Sul” .

Praticante de sandboard em uma das dunas do município (foto; Raphael Koerich / wikimedia)
Praticante de sandboard em uma das dunas do município (foto; Raphael Koerich / wikimedia)

Também existem praias onde a prática de esportes é mais recorrente como por exemplo a Praia da Joaquina, a Praia Mole e principalmente a Campeche, onde mais ocorre a prática de atividades como kitesurf, windsurf, frescobol, futvôlei e slackline.

Pontos turísticos

Além das praias, ainda existem outros belos pontos turísticos que valem a pena serem visitados. Começando pela Ponte Hercílio Luz, que é o cartão postal da cidade. A ponte inaugurada em 1926 e interditada em 1981 hoje apenas enfeita a paisagem da cidade, e mesmo assim ainda é extremamente reconhecida.

Mercado Público de Florianópolis (foto: Fernando Dall'Acqua / wikimedia)
Mercado Público de Florianópolis (foto: Fernando Dall’Acqua / wikimedia)

Para aproveitar a excelente culinária da região o melhor lugar é o Mercado Central. Por lá você poderá experimentar o famoso pastel de camarão, um dos principais motivos que fazem do Mercado Central ser um ótimo local para o happy hour.

Panorama da cidade a partir do Morro da Cruz (foto: Janko Hoener / wikimedia)
Panorama da cidade a partir do Morro da Cruz (foto: Janko Hoener / wikimedia)

A praça XV com sua belíssima figueira centenária também chama muito a atenção, ainda mais pois na frente da mesma está localizada a Catedral Metropolitana de Florianópolis construída em 1908, e hoje é considerada patrimônio tombado pelo Estado e pelo Município.

Por fim, caso você queira uma bela vista dessa cidade maravilhosa, ir até o Morro da Cruz pode ser uma boa. Com 285 m de altura, é possível avistar a ponte Hercílio Luz, as duas baías, as pistas do aeroporto e grande parte costeira da ilha.

Pontos turísticos de Florianópolis que você precisa visitar

Esta é a lista dos lugares em Florianópolis que você deve acrescentar no roteiro de viagem, confira:

  • Ponte Hercílio Luz
  • Mercado Central
  • Praça XV e Catedral Metropolitana
  • Praia de Joaquina
  • Praia Campeche
  • Praia Mole
  • Barra da Lagoa
  • Santo Antônio de Lisboa
  • Jurerê Internacional
  • Morro da Cruz

*Com informações do Google Travel, Wiki e Prefeitura de Florianópolis.

Cataratas do Iguaçu celebra mais um ano como uma das Maravilhas da Natureza
O Brasil tem um espaço muito especial em Foz do Iguaçu, um verdadeiro ponto turístico onde qualquer viajante se sente admirado pela força da natureza, estou falando das...
China inaugura aeroporto gigantesco e lindo
O aeroporto que se assemelha a uma estrela do mar, desenhado por Zaha Hadid, foi inaugurado dia 25 de setembro de 2019. O Beijing Daxing International Airport tem o tamanho...
As belezas de Foz do Iguaçu
O Brasil está repleto de belezas naturais espalhadas pelas suas terras. Mas sem sombra de dúvidas as atrações aquáticas (seja por mar ou por rios) são as mais procuradas por...
O que é uma companhia aérea low cost
Mas o principal problema para quem adora viajar é sempre o mesmo: O dinheiro. Estamos acostumados a ver passagens aéreas que custam um absurdo e muitas vezes tornam a vontade de...
Vale a pena comprar pacotes de viagens em agência de turismo?
Muitas pessoas se perguntam se vale a pena comprar pacotes de viagens e como fazê-lo de modo seguro e com economia. Trazemos algumas dicas simples mas que podem fazer bastante...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...