buscar

Porque as viagens de avião têm turbulência

Viajar é uma das melhores coisas do mundo. Há quem goste e também há que tenha medo de andar de avião, mas todos tem que concordar que esse é o método mais rápido e seguro de se chegar a lugares distantes.

Viagem
3 dias atrás
Porque as viagens de avião têm turbulência

Você gostando ou não de andar de avião, é unanimidade que a turbulência sempre irá causar sustos durante o voo, a menos que você de a sorte de não pegar turbulência. Mas você já pensou para pensar o porquê esses tremores no avião acontecem? Pode parecer uma resposta simples, mas acredite, ela vai muito além de uma simples explicação.

O que é uma turbulência

Para muitos, a turbulência é apenas quando o avião passa por uma área de instabilidade durante o voo e começa a chacoalhar demais. Mas, acredite, o fenômeno da turbulência vai muito além disso.

Turbulência sempre irá causar sustos durante o voo
Turbulência sempre irá causar sustos durante o voo

Em absolutamente tudo que vemos existe o fenômeno da turbulência. Por exemplo, se você acender um palito de insenso, você perceberá que a fumaça irá manter um movimento mais uniforme no começo e, conforme vai chegando mais alto, irá se dispersar fazendo movimentos completamente caóticos. Isso é um exemplo de turbulência.

Tudo isso ocorre, pois, líquidos e gases têm dois tipos de movimentos: O fluxo laminar, que é mais estável e suave (começo da fumaça) e o turbulento (topo da fumaça), aonde os movimentos são completamente inesperados por conta dos redemoinhos por lá formados.

Como ela é formada

O processo de formação do movimento de turbulência se da por conta dos redemoinhos de tamanhos diferentes que chamamos de turbilhões, podendo ter os mais diversos tamanhos. Quando eles interagem uns com os outros, eles se dividem para se tornarem cada vez menores até que todo esse movimento seja transformado em calor em um processo chamado “cascata de energia”.

Turbulência: não devemos ter medo dela
Turbulência: não devemos ter medo dela

As turbulências ocorrem por conta de o ar ser uma substância propensa as instabilidades por conta da inércia, uma força exercida contrariamente a viscosidade. Por conta do ar ser pouquíssimo viscoso, a inércia atua com mais força fazendo com que as instabilidades sejam cada vez maiores.

Como evitar a turbulência

Com toda certeza, evitar turbulências ajudaria tanto o piloto no trajeto da aeronave quanto os passageiros, que não precisariam sentir a aeronave chacoalhando e evitando medos, certo?

Apesar de viajar várias vezes por ano, turbulências ainda me deixam com medo
Apesar de viajar várias vezes por ano, turbulências ainda me deixam com medo

Mas infelizmente ainda não se descobriram alguma forma para evitar as turbulências. Por mais que todos os computadores e sistemas de detecção estejam ao favor das aeronaves, ainda é um mistério descobrir o que fazer para evitar essas áreas e como controlar o avião nas mesmas. Para se ter ideia, foram praticamente um século estudando sobre as turbulências e mesmo assim as respostas para as mesmas ainda são curtas.

Isso faz com que a turbulência seja um dos maiores mistérios da física até os dias atuais, com uma série de cientistas trabalhando todos os dias para conseguirem descobrir alguma informação a mais que possa vir a ajudar em futuras pesquisas sobre esse fenômeno que, embora tão conhecido, ainda é um grande mistério.

Minas Gerais: Folia de Reis é declarada patrimônio cultural imaterial
Minas Gerais é um dos estados onde a Folia de Reis mais se faz presente, resguardando uma tradição de aproximadamente 300 anos. Em janeiro de 2017 o Conselho Estadual de...
Mapa turístico de Salvador na Bahia
O estado da Bahia é sem sombra de dúvidas um dos mais procurados pelos turistas quando o assunto é passeio pelo Brasil. Tanto os visitantes estrangeiros quanto os brasileiros...
Cataratas do Iguaçu celebra mais um ano como uma das Maravilhas da Natureza
O Brasil tem um espaço muito especial em Foz do Iguaçu, um verdadeiro ponto turístico onde qualquer viajante se sente admirado pela força da natureza, estou falando das...
Pontos turísticos de Florianópolis
A região sul brasileira é extremamente conhecida pelo seu clima mais frio, pontos turísticos belíssimos, gastronomia diferenciada, belas praias e pela belíssima arquitetura...
China inaugura aeroporto gigantesco e lindo
O aeroporto que se assemelha a uma estrela do mar, desenhado por Zaha Hadid, foi inaugurado dia 25 de setembro de 2019. O Beijing Daxing International Airport tem o tamanho...

O Fusne é um site para quem ama internet, nós somos especializados em testar apps e tudo mais que envolve tecnologia. O que você vai encontrar por aqui é escrito por humanos, que vivem fazendo compras online, assim como você, então entende as suas dificuldades e felicidades nessas horas. O material do Fusne é testado várias e várias vezes pela equipe...